Um planejamento para os estudos

douglasabnovato
5 min readFeb 28, 2020

--

Aprender programação hoje é o principal objetivo e por isso, após alguns meses de estudos, volto as pesquisas e organizo as ideias para montar minha rotina de estudos e assim, ter foco e alcançar resultados dentro de um prazo e com qualidade técnica.

planejamento dos estudos de programação

Antes de sair consumindo todos os cursos da internet e investindo em treinamentos, pesquisando no google organizei alguns itens para esclarecer o início dos estudos em programação.

  1. Objetivo: esclarecer o motivo pelo qual estamos estudando e qual é aonde queremos chegar. E nesse primeiro item é conquistar uma vaga de desenvolvedor.
  2. Lógica de programação: para tornar-se um desenvolvedor é importante sim saber lógica de programação. Mas acredito que isso deve ser levado em paralelo, como uma matéria dos estudos. Por isso, reserve duas ou três horas semanais distribuídas para estudar e realizar testes para fortalecer esse fundamento.
  3. Etapas dos estudos: por imaturidade ou até mesmo empolgação para ver o resultado final, acabamos por desconsiderar temas importantes pela dificuldade e por ser mais teórico no caminho. Mas não pule etapas, e para isso ser mais dinâmico, crie ciclos de estudos onde consome conteúdo, organiza e pratica. Caso seja teórico, realize algo, artigo, resumo, e parta para o próximo item do ciclo. Assim, teremos a sensação de mais avanço e teremos melhores resultados, mesmo nas etapas dos assuntos conceituais.
  4. Área de atuação: iniciar os estudos querendo acertar todas as áreas causa confusão e sensação de estar perdido. Por isso, estabelecer por onde irá começar, por qual área de atuação é o melhor a ser feito. Web, mobile, sistemas, jogos, entre muitos mundos possíveis na tecnologia.
  5. Regras de compreensão: execute um estudo ativo, ou seja, anote, produza resumos, faço comentários em materiais impressos, memorize scripts. Os resultados dos estudos ativos possibilitam melhores resultados.
  6. Praticar: quando iniciamos alguma atividade sempre nos deparamos com o grande dilema: não tenho experiência para conquistar tal vaga. A tecnologia, principalmente, em desenvolvimento, permite construir exemplares mesmo ainda no início dos estudos, a sugestão é praticar e praticar e praticar que ao passar dos estudos construímos um portfólio a ser organizado e uma certa experiência, mesmo que júnior.
  7. Maus hábitos: durante os estudos, como no dia a dia de trabalho teremos boicotadores, tanto para estabelecer rotinas saudáveis quanto na prática da área técnica. Então, tenha sempre em mente o hábito de rever as rotinas, os feedbacks para corrigir erros com um certa frequência.
  8. Escolher a linguagem de programação: em tecnologia, muitos dos conceitos são metodologias, paradigmas que são aplicados na organização das estruturas e isso pode ser aplicado de forma generalista. Mas em um determinado momento é importante decidirmos, então, qual linguagem de programação devo aprender ? Após pesquisas e pesquisas, mesmo não sendo a linguagem de programação mais popular em muitos fóruns, o Javascript foi o escolhido para sugerir ser a primeira linguagem de programação a ser escolhida. Pelo potencial próprio, pela comunidade, pelos frameworks que cercam.
  9. Networking: ser estudioso, com valores comportamentais é importantíssimo não somente para ser programador mas para qualquer outra carreira. E também, construir um networking sólido e saudável será de grande valor durante toda carreira, tanto para abrir portas de oportunidades, para validar sua qualidade quanto para deixar você imerso em um mundo no qual você está fazendo parte.
  10. Compartilhar: está sendo doloroso, alguns fracassos, alguns erros, sua vida social está meio ou totalmente abalada, ninguém te disse que isso ou aquilo daria errado, mas mesmo assim, compartilhar sua jornada, suas experiências é importante para você, ao ver sua evolução quanto para outras pessoas construírem as próprias jornadas.
  11. Não desanime: a frase para complementar esse item vem de uma frase em inglês que pode parecer clichê mas faz todo sentido nessa trajetória, “não pare, até sentir orgulho !”.

“don’t stop until you proud !”

Esse processo de estudos para ser um programador para ser mais produtivo e com resultados mais reais do dia a dia profissional, todo dia, desenvolva um projeto, por mais simples que seja, faça uma funcionalidade completa. Um relógio digital, um despertador, não pare. Aprendemos lendo, assistindo mas experimentando o resultado é mais e maior transformador.

Já escolhemos a linguagem de programação, já escolhemos a plataforma que iremos desenvolver e após alguns cursos e meses de estudo já identifiquei minhas características de estudante, prefiro textos ou vídeos, prefiro tutoriais ou ir de tarefa em tarefa montando o projeto. Mas tem um ponto interessante, aprender com os erros dos outros, então por isso, segue alguns erros comuns no processo de aprender programar.

Erros comuns aprendendo a programar

  1. Ansiedade de aprender tudo de uma só vez
  2. Escolher linguagem difícil para iniciante
  3. Pensar que com pouco estudo é suficiente
  4. Estudar mais de uma linguagem por vez
  5. Querer construir um app inteiro ainda esse ano

Atenção a próxima informação, aprender a programar não é fácil, programar não é fácil, não é rápido. Exige dedicação, foco e concentração.

Após alguns meses de estudos e reavaliando e construindo uma rotina de estudos para aprender programar, e após algumas pesquisando chegamos a seguinte organização.

Iniciar de um jeito fácil — o processo de aprendizado deve-se iniciar por tarefas mais simples, pelos fundamentos.

Aprendizado de forma crescente — iniciando pelas tarefas mais fáceis e passo a passo, construir projetos mais complexos. Nesse desafio, usar o HTML, CSS e Javascript foi a opção escolhida para possibilitar essa evolução nos estudos recebendo suporte da comunidade e de grupos em plataformas como slack e stack overflow, por exemplo.

Esqueça os exercícios de algoritmo — no início, focar em exercícios de algoritmos fundamentalmente matemáticos geram lentidão na trajetória, e muitas vezes, desestimula a dedicação do estudante. Dedique-se a prática.

Fazer um protótipo por dia de estudo — A maior lição até aqui é resumida em uma frase

Aprende programar, programando !

Pronto, esclareci todas as dúvidas até o momento de como fazer, então, o próximo passo é organizar o que fazer. Mas será em um próximo artigo. Até o próximo artigo e ótimos códigos.

--

--