avançar na programação

douglasabnovato
7 min readJan 7, 2023

Pesquisei alguns tópicos para cumprir em tarefas e adquirir habilidades da programação, também reforçar alguns temas para saber com mais profundidade. Além das hard skills, pesquisei sobre soft skills e citei pequenos trechos para provocar curiosidade para mais pesquisas.

Antes de iniciarmos os tópicos para aperfeiçoar as habilidades de programação, vamos registrar algumas palavras sobre o nosso texto e alguns trechos que acredito provocarem nossos pensamentos.

Hashtags de destaque: #javascript #html #css #react #reactnative #node #programacao #developer #frontend #backend #fullstack #web #responsive #stackoverflow #scrum

Estudar não é sobre estudar tudo, Estudar é aquilo que dará a diferença.

Cinco dicas para melhorar seus estudos na programação: plano de estudos em roadmap, calendário para o roadmap, rotina para o roadmap, pomodoro para performance, objetivo para focar em passos.

Programar melhor: consistência (porque comecei, objetivos profissionais, sonhos a realizar), conceitos (prática, revisitar o básico), compartilhar o aprendizado (criar blog, publicar redes sociais) e perguntar (comunidades, amigos da área).

Cinco erros que destruirão sua carreira: não cumprir prazos, ser desorganizado, não saber trabalhar em equipe, não saber se comunicar, ser egoísta.

Fazer R$1000,00 com programação: criar sites e aplicativos para pequenas empresas, detalhando valor do serviço e funcionalidades da aplicação.

Roadmap de hard skills

As trilhas de conteúdos para executar tarefas de frontend: html, css, javascript, criar um site estático, criar um clone de site, github, teste, responsividade, acessibilidade, tema, CRUDs e fundamentos da linguagem de programação, framework react, uma aplicação de previsão de tempo que usa consumir API rest, métodos get, post, delete, put e rotas.

E as trilhas de conteúdos para executar tarefas de backend: javascript, lógica de programação, algoritmos, linguagem de programação: variáveis, matrizes, funções, laços de repetição, condicionais, programação orientada a objetos: classes e objetos, criar banco de dados: criar, popular e persistir, rotas, API rest.

Durante a construção da sua aplicação é importante revisar alguns itens para garantir a qualidade do frontend criado. Se pesquisar no google “checklist se site está bom” encontrará um github com detalhes.

As stacks que estou praticando são next.js (react + node), tailwind css (css), prisma (orm para node), trpc (rotas para o frontend) e graphql (rotas para o backend).

Temos a pesquisar mais o que fazer para conseguir fazer algo. Mas também é importante saber o que não fazer sobre fazer algo para termos clareza se estamos nos desviando. Então, o que não é estudar? Assistir a aulas, fazer cinco mil questões, fazer resumos e mapas mentais, achar perda de tempo fazer resumos, estudar oito horas por dia. Assim, entender que estudar é: ler depois processar e então resgatar a informação ativamente, fazer questões e corrigir de forma profunda, resumir de forma sucinta e objetiva, revisar constantemente, estudar 2 horas a 4 horas por dia com qualidade.

O que é estudar? Consistência …

  1. errar
  2. ir mal nas questões
  3. estudar de novo a mesma coisa
  4. errar de novo
  5. estudar novamente e ainda errar
  6. acertar a primeira vez uma questão
  7. errar o que já sabia de novo e esquecer o que estudar
  8. revisar algumas vezes
  9. começar ir bem
  10. errar mais um pouco
  11. ter a sensação de que esqueceu tudo
  12. acertar e ir bem
  13. acertar mais uma vez
  14. eita. Errar de novo.
  15. progredir um pouco e acertar
  16. acertar e começar a dominar um assunto

Focar no processo. Estudar é ciclo que nos coloca em progresso.

Para ser dev pode ser desafiador conforme a realidade de cada um. Mas acredito que os sete pontos a seguir serem inteligentes para melhorar os rendimentos nos estudos e na prática da habilidade de programar: nunca estará 100% pronto para o próximo desafio, aprender fazendo sob demanda, ir além do código, se conectar com pessoas alinhadas a seus objetivos (networking), seja amigo do time pois se der errado um dia rirão juntos, tenha projetos paralelos porque do dia a dia pode ser chato e faça pausa para o café pois pode solucionar magicamente.

Como iniciar? Eu acredito que o programa da Rocketseat chamado Discover apresenta conteúdos iniciais e fundamentos de forma teórica e prática com uma abordagem de boa didática e insere no universo da programação e tecnologia de eventos e bons relacionamentos.

Empresas legais para pesquisar oportunidades de vagas são xpeducação, trybe e geekhunter.

Um portal muito interessante com desafios de código são o sigmageek e o HackerRank.

Lembrando em cinco passos a formação do desenvolvedor frontend: estrutura de dados e algoritmos, html e css, javascript, react e pré-processadores css (sass, scss, less). Acredito que são itens que serão sempre estudados de profundidade alinhada a seu momento de habilidade.

Continuando esses temas de conteúdo prático e teórico são lógica de programação, orientação a objetos, linguagem de programação, banco de dados, infra de so, git e versionamento, testes, ux / ui, seo, gestão de projetos, relações em equipe e inglês.

Fazer a formação da Rocketseat que emite certificado pago é um ótimo desafio para programadores.

Conquistar graduações também é interessante, principalmente para vagas tradicionais. Então, fazer um tecnólogo de Análise de Desenvolvimento de Sistemas (ADS) digital na Descomplica Universidades tem o título de graduação.

Plataformas de ensino de idiomas também são uma ótima opção para aprender e praticar inglês. Como Duolingo, Mairo Vergara e Open English tem opções gratuitas e ótimas modalidades pagas.

Isso tudo para dizer que um bom programador está sempre em evolução nos cinco itens a seguir: raciocínio lógico, ser autodidata, resolver problemas, inglês e aprender. A forma de fazer cada um desses itens irá evoluir conforme as horas de dedicação forem aumentando e conforme forem aperfeiçoadas, melhores resultados serão alcançados.

“Ensinar o caminho da programação eu vou, mas prática fazer você deve.” — Mestre Yoda

“Pequeno padawn muitos caminhos ter, escolher um precisa.” — Mestre Yoda

Mind

Ser herói de si mesmo é a capacidade de ser potente ao ponto de obedecer as suas próprias ordens.

Resistir hoje, amanhã e essa semana.

Respeitar os meus objetivos e não decepcionar.

O que fazer antes dos trinta? 1. trabalhar MUITO. 2. ser financeiramente independente. 3. ler mais. 4. cercar-se de líderes. 5. ser diferente. 6. desenvolva vários fluxos de renda. 7. comer de forma saudável. 8. torne-se observador. 9. desenvolver uma excelente comunicação. 10. viajar. 11. controlar, guardar, gastar, investir dinheiro.

O seu resultado que ainda não veio está justamente nas ações que insiste em não realizar.

Ficar focado o tempo todo não é o ideal. Vários estudos mostram que fazer pausas por alguns minutos de até mesmo segundos facilita a consolidação de memória recém adquiridas, talvez tanto quanto uma noite inteira de sono.

Regular o meu sono: acordar no mesmo horário, dormir sete horas, se expor a luz natural nas primeiras, checkup médico, a noite somente luz fraca, fazer exercício físico perto do horário de acordar, reduzir a cafeína, fazer a última refeição até duas horas antes de dormir, ter uma hora sem estímulos antes de dormir.

Resuma em uma frase o que quer e então: viva para alcançar! Direcione a vida nesse sentido.

Disciplina é aprendido desde a infância.

Retome os seus sonhos.

Você atraí tudo o que pensa.

Ansiedade é o tempo gasto pensando no problema. Solução é agir para solucionar o problema AGORA.

Acorde decidido. Durma satisfeito.

Montar plano de ação para a minha vida

Finanças: produzir recurso, controlar recurso, poupar e investir.

Saúde Física: alimentação para mais peso, treino para melhorar corpo.

Saúde Mental: leitura para sabedoria, meditação para a força.

Relacionamento: ouvir e ver, comunicar e sorrir, tempo de qualidade, pequenas surpresas, alinhamento de metas com a rotina.

Trabalho: novo emprego, negócio próprio, escalar, ensinar programação.

Estudos: cursos, técnico, graduação, pós, certificações, mestre, doutor, escrever, dar aulas.

Realização: imóvel, carro, moto, tatuagem, viagem, rotina de trabalho, corpo, futebol amigável, aprender novo esporte.

Hack

Pode pareceber bobeira para “hackear” nosso dia a dia facilitará e muito nossos dias a serem mais disciplinados, principalmente em hábitos que geram desconfortos para recompensas a médio e longo prazos.

Ser um bom programador envolve aprender e praticar, se comportar de determinadas maneiras em determinadas situações a fim de conquistar habilidades que são de certa forma, complexas.

Para medir o avanço estou seguindo os seguintes pontos do zero, júnior, pleno e sênior. Atuando em empresas locais, de destaque nacional e oportunidades no exterior.

Ter uma graduação, ter uma certificação, ter uma aplicação em produção e atuar em uma vaga de progresso técnico é o cenário que acredito ser interessante pensar realizar.

Conversar com outros profissionais e procurar programas de mentoria individual seria uma prática importante para evoluir e colaborar para a área com qualidade.

Um desenvolvedor pleno pode ser caracterizado por escrever códigos legível, programar testes, identificar bugs e propor plano de ação para correção e então, liderar profissionais a avançar.

A formação que procuro completar envolve geral, frontend, backend e assim chamando fullstack. Onde os principais itens são:

  1. ser fluente em uma linguagem de programação, assincronicidade: callbacks, promises, async await.
  2. html, css, js, react, dom, cruds
  3. queries sql, cruds, orms, autentificação, orm, herança, composição, polimorfismo, solid, command, query separation.

A ideia desse texto foi reunir todos os itens que pesquisei para escrever meus planos de estudo e prática que escrevi para avançar minhas habilidades para esse ano.

Sugiro avaliar a realidade de cada um para conseguir montar o próprio plano de estudos e prática a fim de dominar os temas que deseja aplicar. Espero que tenha gostado. Deixe seu aplauso e até o próximo artigo.

--

--