o Basecamp da 42 São Paulo

douglasabnovato
7 min readFeb 20, 2022

Quero deixar registrado o que estou pensando e a sensação que ficou após uma rotina intensa de entregas, reuniões e projetos na etapa do Basecamp da 42sp. Semelhante a etapa da piscina mas online, com todo o processo da 42 para avançar e aprender a aprender em equipe e de forma colaborativa.

42 São Paulo — o workspace é o ambiente web vscode para desenvolver as features

Por causa do poder dos vinte dias de 42Basecamp, te desafio chegar ao final desse artigo e não querer ser da 42sp.

O basecamp

Também conhecido como a piscina quando acontece presencial na sede em São Paulo, são vinte dias intensos com uma agenda que exige disciplina, dedicação e ser de verdade.

Fui camper da 42sp por vinte dias

A minha percepção é que o principal aprendizado é o processo de aprender algo novo, seguir agenda de reuniões e eventos, respeitar prazos e regras, se demonstrar vulnerável para criar empatia no trabalho em equipe, se demonstrar disposto a ajudar, pedir ajuda de forma efetiva para resolver o desafio que está enfrentando.

A comunidade

Utilizando o discord para aprender a interagir para ajudar, para ser ajudado, para interagir e construir afinidades e crescer juntos.

Como não é exigido especializações para ingressar no processo, a magia acontece nas relações de ajudar porque você está a alguns passos técnicos a frente e com isso, é desenvolvido um senso de coletividade transformadora.

No Chat de Voz para construir a solução de um dos desafios.

Essa foi a maior experiência e aprendizado desse basecamp. Aprender a trabalhar de forma colaborativa. Diferente das definições de trabalho em equipe onde uns fazem e outros apenas assinam o nome, nesse modelo de trabalho, mesmo que aja diferença do nível técnico de cada um dos integrantes, temos ao final de cada desafio um progresso enorme dos conteúdos, tanto de forma individual tanto de forma coletiva.

Aquele que já sabia, fica ainda melhor, pois passa pelo desafio de ensinar o outro. E o que não sabia, aprende sobre demanda. Um conteúdo de cada vez, conforme a tarefa a ser solucionada.

A gestão dos eventos e prazos

É disponibilizado acesso para os integrantes de uma ferramenta para gerenciarmos os eventos, os projetos e desafios, tudo integrado.

Pode parecer simples, mas em uma rotina intensa de atividades, aprender a usar e entender em detalhes o funcionamento, contribuirá e muito nos resultados.

Uma fantástica plataforma de Gameficação da 42sp

Além de ser um ponto importante na energia que é exigida. Quando demorar entender esse fluxo, deixamos muita energia no caminho, o que faltará para realizar os desafios técnicos.

Avaliação em pares

Um dos principais tesouros do processo da 42sp são as avaliações em pares. Os integrantes avaliam outros membros, os integrantes são avaliados e esse ciclo se repete, quanto mais fazemos mais sentimos avançar nos conteúdos técnicos. Mas também, percebemos o processo dos outros e isso vai gerando motivação e energia para avançar em mais projetos.

Aprender a aprender com auto responsabilidade e foco em progresso.

Esse trabalho em equipe e de forma realmente colaborativa, constrói um senso de união e empatia muito, mas muito forte. As divergências e desentendimentos continuam acontecendo, os conflitos são inevitáveis quando reunimos muitas versas com tanta diversidade, mas a forma como é solucionado, a forma como é chegado na solução que é o grande diferencial.

EU acredito que o modelo 42sp mais que ensinar conteúdo técnico é simular a rotina do profissional tech, a intensidade de reuniões, conflitos, desafios, e então, propor posturas e ferramentas de como focar na solução do problema.

A cultura

A liberdade e a auto responsabilidade foram dois pontos importantes que eu percebi serem determinantes para dar certo. As regras e regulamentos são divulgados e lembrados, mecanismos de verificações são usados. E assim, a liberdade é realmente efetiva.

Não é permitido o “jeitinho” que conhecemos para resolver as coisas. Por isso, é incentivado pedir ajuda, acionar o staff em qualquer e toda situação de dúvida ou erro.

A comunidade 42sp

A 42sp me permitiu aprender sobre a comunidade com os valores, atmosfera, contribuição nas equipes, lidar com conflitos, comunicação. Compreender sobre um modelo de aprendizado com avaliação em pares, aprender fazendo, aprender por projetos.

Com ferramentas automatizadas que avaliam nossos projetos, tendo abordagem técnica com qualidade e excelÊncia no código, potencial habilidade, ambição e talento. E o último ponto é a cultura. Percebemos integrantes com diversidades, o que constrói uma postura de liberdade e empatia.

Jogos e descanso

Em muitos ambientes, escutamos que trabalho duro e sem lazer é a única maneira de fazer um trabalho responsável. Ao longo de vinte dias, somos expostos a momentos de descanso, lazer e relaxamento.

E quem tem outras experiências, consegue fazer um comparativo na performance e qualidade dos resultados quando tiramos tempo de qualidade para o trabalho mas também para o descanso.

O poder da interação em comunidade

Em muitos momentos de home office, escutamos sobre o que não é possível fazer, que os resultados são prejudicados quando os colaborados ficam em casa. E alguns, muitas, empresas estão pedindo para retornarmos ao presencial.

Usar computador em casa, usar computador na empresa. Esse é um debate interessante. Acredito que com as ferramentas de interação e algumas estratégias é possível desempenhar um trabalho de qualidade e de satisfação.

Gameficação

Todos gostam de jogar, seja com cartas, tabuleiros, games mas todos gostam. Então, nada melhor do que transformar nossas obrigações em games e assim, conquistar pontos e medalhes, conforme as entregas e dedicações.

O poder da gameficação para melhorar o progresso.

Quando vimos, estamos celebrando medalha por medalha conforme o que cada uma significa, alinhado com o fit cultural.

Feedbacks

Refletir sobre as atividades que estamos fazendo, sobre como estamos nos dedicamos, o que gostaria de ter feito, o que eu realmente fiz, o que achei do evento que participei, o que aprendi, o que realizei.

Esses e muitos outros aspectos se demonstram muito importante para nosso progresso. Percebemos que estamos motivados, superando as dificuldades, ajudando os outros e empolgados para os próximos desafios.

Perceber que a rotina de receber feedback e dar feedback potencializa todas as áreas

Ler sobre nós mesmos sob a perspectivas dos outros integrantes que se relacionam com você é muito poderoso. No início, temos que nos segurar para não negar ou responder, mas ao perceber que precisamos nos ajustar para progredir, nos vimos avançar tanto nas relações quanto nos itens técnicos.

Momentos 42sp

Para ter um pouquinho do que é essa incrível experiência na 42sp separei alguns dos momentos mais marcantes.

Ter o retorno certo em um desafio

Workspace com um VSCode na web.

Os eventos da comunidade

Check-in da 42sp

Os amigos que criamos nas nossas equipes

Rubber Ducks — Vila 2: “Uma pessoa nunca está sozinha com um Rubber-Ducks.”

As dinâmicas

Integração em comunidade

Durante esse texto, tentei contar o tanto que gostei da experiência e o quanto estou motivado para seguir meus planos, ainda mais empolgado e com diversos itens aperfeiçoados, graças a esse intenso evento de vinte dias, mas ao mesmo tempo, te deixar curioso e querendo participar e vivenciar isso tudo.

Então, entre em contato pelo Instagram da 42São Paulo ou no site oficial no link a seguir, se quisar saber mais.

A 42sp

Pesquisando sobre a 42sp, encontrei alguns detalhes muito legais e interessantes das dependências na sede em São Paulo.

Conteúdo técnico

Além do aprendizado sobre a rotina e a forma de aprender, o conteúdo exigido abrangeu shell, c e um pouco de git.

Em um outro artigo, vou entrar em mais detalhes sobre conteúdo técnico a aprender.

Tomara que tenha gostado, aplauda o artigo! Até o próximo artigo e ótimos códigos.

--

--